Pesquise na Web

Valter Mattos

Valter Mattos
Ouvindo...

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Morre Margaret Thatcher. Já vai tarde.


Morreu hoje pela manhã aquela que ficou conhecida como “a Dama de Ferro”, Margaret Hilda Thatcher. Primeira ministra britânica de 1979 a 1990, Thatcher, em seu país, foi responsável por uma política de desregulamentação da economia e, dentre outras coisas, também por uma das mais virulentas flexibilizações das regras trabalhistas (os mineiros ingleses que o digam) que pôs o trabalhador britânico refém, tal como um “operário pré-ludista”, das regras de mercado; regras estas que todos sabem são controladas pela burguesia.
Thatcher na Inglaterra, Ronald Reagan nos EUA e o General Augusto Pinochet no Chile (inclusive este antes dos outros dois), deram início prático, na década de 80 (“a década perdida”), àquilo que ficou conhecido como neoliberalismo (no caso da América Latina, por exemplo, ver o que José Luiz Fiori diz sobre “O Consenso de Washington”). Pensadores da Economia Política de direita, como o norte-americano Milton Friedman, da escola monetarista de Chicago, e o austríaco Friedrich Hayek (considerado o pai do neoliberalismo), de “O Caminho da Servidão”, são recuperados em nome da eficiência dos governos contra a ineficiência dos Estados e quase meio século de conquistas, relacionadas ao “bem estar social”, são jogadas no lixo e o mundo, no início deste milênio, mergulha em uma grande crise.
Pessoas como Thatcher fazem parte da História como aquelas que contribuem para que o mundo continue sendo um mundo de excluídos. E agora vai começar um monte de gente a nos “encher o saco” com elogios sobre seu lado forte como governante etc. Prefiro dizer que sou radicalmente contra as suas ideias, que estou do outro lado e que penso que a construção de um mundo melhor é possível; mas este mundo melhor só será viável de fato, se políticas contrárias às aplicadas por Thatcher passarem a dominar o cenário mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado pela consideração, Valter Mattos.